OLÁ AMIGOS ! ESTE BLOG FOI CRIAD0 COM O OBJETIVO DE PRESERVAR A CULTURA DO ANTIGOMOBILISMO ENTRE OS ADMIRADORES DE CARROS ANTIGOS QUE, CERTAMENTE, DE ALGUMA FORMA FIZERAM PARTE DA VIDA DE MUITAS GERAÇOES E PROPICIA UM ENTRETENIMENTO AGRADAVEL E UMA OPORTUNIDADE DE FAZERMOS NOVOS AMIGOS,CURTIR EVENTOS, PASSEIOS,CONFRATERNIZAÇOES E PRINCIPALMENTE DISSEMINAR CONHECIMENTOS E HISTORIAS DESTES FANTÁSTICOS VEÍCULOS. UM ABRAÇO!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

MUSEU PAULISTA DE ANTIGUIDADES MECANICAS - CAÇAPAVA

Pessoal

No intuito de mante-los atualizados em relação ao andamento da possivel reabertura do museu de Caçapava (acervo do Roberto Lee) segue abaixo as ultimas noticias a respeito deste assunto

Vamos torcer para que , desta vez, este projeto tenha um final feliz


Foram assinados, na manhã do dia 10/01/2011, os termos de doação do acervo restante do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas para a Prefeitura de Caçapava e de comodato para utilização da área onde antes funcionava o museu.

Os termos foram firmados entre a Prefeitura, representada pelo Prefeito Carlos Vilela, e Mariângela Matarazzo Lee, detentora do acervo. A assinatura aconteceu em reunião no Gabinete do Executivo e contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, secretários municipais, vereadores e membros do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural de Caçapava.

O acervo é composto por 27 veículos, motores, gravuras e uma locomotiva, todos de grande valor histórico. A coleção pertencia à família de Roberto Eduardo Lee e encontra-se alocada na Fazenda Esperança, em Caçapava, desde 1964, onde recebia visitas constantes de colecionadores e interessados.
O museu foi tombado como patrimônio histórico pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico – pela Resolução 50 de 13/05/1982. Em 1993 o museu foi fechado e o acervo ficou em situação de abandono.

Em 2005, a Prefeitura iniciou o contato com representantes da família para um acordo de transferência e recuperação do museu. A tratativa só se consolidou há cerca de um ano e meio, em uma parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, Condephaat e Secretaria de Justiça do Estado. Entre os veículos transferidos estão raridades, como um Talbot Bordeaux 1924 e um Alfa Romeo Conversível Turismo (Torpedo) 1923 e um Tucker 1948.

Com o termo de doação em mãos, a Prefeitura vai abrir licitação para a contratação de uma empresa especializada no desenvolvimento do plano museológico e museográfico do acervo, que vai determinar a política a ser seguida e a estrutura física do museu, abrangendo a compilação de toda informação coletada nas pesquisas históricas a fim de organizá-las e selecioná-las para criar os espaços expositivos, definição de conteúdo e setorização das áreas, além das peças que comporão cada uma delas, definição de gestão, comunicação, pesquisa, documentação, conservação, espaços de convivência e espaços técnicos administrativos do museu.

Está em estudo a criação de um centro cultural para a prática de antigomobilismo, com oficinas e exposições. Ainda não há previsão de quando o museu será novamente aberto ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário