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quarta-feira, 6 de julho de 2011

PROTOTIPOS, ARTESANAIS, FORA DE SERIE..ETC

Abaixo , uma amostra do que a criatividade, conhecimentos de mecanica e ser diferente resulta quando se fala em automoveis.

São trabalhos de pesoas que buscam inovar, criar e sonhar....




Joachim Küsters, projetista de lanchas, também desenvolveu carrocerias bastante arrojadas para automóveis nos anos 30, dentre elas este exótico Alfa Romeo, feito em Salvador, Bahia, em 1932.




Preston Tucker, famoso pela malsucedida tentativa em lançar o revolucionário Tucker Torpedo no mercado norte-americano, desejava desenvolver um novo veículo, longe dos grandes mercados e das grandes montadoras que teriam levado sua primeira empreitada no ramo da fabricação de automóveis à bancarrota. No início dos anos 50, desembarcou no Brasil, e instalou um escritório no Rio de Janeiro.

Porém, destacou-se o desenvolvimento de um automóvel esportivo de linhas ousadas, pára-lamas destacados, e o farol central ciclópico emprestado do modelo Torpedo. Também deste modelo emprestou as soluções mecânicas, entre elas a utilização do motor montado à traseira, desta vez um pequeno 4 cilindros, mais leve e econômico que o enorme motor aeronautico utilizado no Torpedo. A este projeto Preston Tucker deu o nome de Carioca, uma homenagem à cidade que o acolheu. Em 1956, antes que o projeto tivesse atingido estágios mais avançados, Tucker faleceu, e pouco restou do modelo Carioca além de alguns poucos desenhos.

Ilustração: Revista Car Life, dezembro de 1955.Lindeberg de Menezes Jr.




Modelo único construído pelo piloto de corridas Raul Werner Lepper de Joinville-SC. Era um cupê esportivo de dois assentos impulsionado por motor Lincoln V-12, montado em sobre um chassi especialmente criado.
 


Henrique Cassini transformou seu Alfa-Corsa fórmula 1 (monoposto) em um Alfa-Cadillac. . A carroceria foi feita a mão em alumínio. Motor Cadillac V-8 (1954), 5.400cc, 320HP a 5.200rpm.  Rodas de Buick. Grade do radiador de Chevrolet 1955. Peso total 900kg. Alcançava facilmente 210 km/h

Fonte: Revista de Automóveis (1957)


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