OLÁ AMIGOS ! ESTE BLOG FOI CRIAD0 COM O OBJETIVO DE PRESERVAR A CULTURA DO ANTIGOMOBILISMO ENTRE OS ADMIRADORES DE CARROS ANTIGOS QUE, CERTAMENTE, DE ALGUMA FORMA FIZERAM PARTE DA VIDA DE MUITAS GERAÇOES E PROPICIA UM ENTRETENIMENTO AGRADAVEL E UMA OPORTUNIDADE DE FAZERMOS NOVOS AMIGOS,CURTIR EVENTOS, PASSEIOS,CONFRATERNIZAÇOES E PRINCIPALMENTE DISSEMINAR CONHECIMENTOS E HISTORIAS DESTES FANTÁSTICOS VEÍCULOS. UM ABRAÇO!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ROMI ISETTA COMPLETA 55 ANOS

Desenhado pelo italiano projetista de aviões Ermenegildo Pretti, a Romi-Isetta traz diversos conceitos adotados na aviação. A porta (única e que abre para frente, arrastando a coluna de direção e o volante) é inspirada nos aviões cargueiros, e não nas portas de geladeiras, como alguns acreditam. A ampla área envidraçada também imita o estilo adotado nos aviões de guerra. Já as linhas arredondadas traduzem as formas de uma gota de chuva.

Entre 1956 e 1958, a Romi-Isetta utilizou motor Iso de dois cilindros (dois tempos) a gasolina que gerava 9,5 cv. A partir de 1959, o bloco passou a ser um BMW de quatro tempos de 13 cv. A transmissão, em ambos os casos, era manual de quatro marchas. A velocidade máxima é de 85 km/h e o consumo fica em 25 km/l

Além da porta, a Romi-Isetta tinha outras particularidades. A manopla do câmbio ficava do lado esquerdo do motorista, para não roubar espaço interno. O modelo também não tinha cinto de seguranças

O lançamento oficial aconteceu dia 5 de setembro de 1956, em São Paulo. Naquela oportunidade, 16 unidades saíram de uma concessionária da marca na rua Marquês de Itu, na região central, e circularam pelas principais ruas e avenidas da capital.

romi-isetta (Foto: Arquivo/Cedoc Fundação Romi)

linha de montagem do Romi-Isetta (Foto: Arquivo/Cedoc Fundação Romi)

romi-isetta (Foto: Arquivo/Cedoc Fundação Romi)



<><><><>
<>
<><><><>
ConstrutorRomi
Produção19561961
pouco mais de 3000 unidades
ClasseMicro
DesignerErmenegildo Preti, Pierluigi Raggi
Informações Técnicas
Motor4 tempos, refrigerado a ar
1 cilindro
300cc
Caixa de velocidades4 marchas à frente
1 marcha à ré
Distância entre os eixos1500 mm
Comprimento (mm)2285 mm
Largura (mm)1380 mm
Altura (mm)1340 mm
Peso bruto (kg)350 kg
Consumo25 km/l aproximadamente
Depósito (l)13 l para combustível

Nenhum comentário:

Postar um comentário